A Chuva de Meteoros Perseidas, vai acontecer neste fim de semana. O fenômeno vai atingir seu pico na noite de sábado, 12 de agosto para domingo (13).
O melhor momento para se observar este acontecimento será na madruga do sábado (12).
Até 100 estrelas cadentes poderão ser vistos por hora pela atmosfera terrestre. Especialistas da área apontam que esse será um dos maiores espetáculos cósmicos do ano.
“A janela de observação neste ano começou em 14 de julho e vai até o dia 1º de setembro, mas o auge acontecerá neste final de semana”, reportou a revista Veja.
Além do fenômeno da chuva de meteoros, outro evento que vai acontecer é o da lua minguante. Com o céu escuro, efeito do evento da lua minguante, ficará fácil de visualizar a chuva de meteoros.
Segundo o portal GaúchaZH, os meteoros serão bem visíveis em países do hemisfério norte.
O nome Perseidas é usado porque os meteoros saem de perto da Constelação do Perseus, que é originária do Swift Tuttle, um cometa que tem 26 quilômetros apenas de núcleo. Todos os anos, o pico acontece em meados de agosto.
Pessoas que residirem ou morarem em lugares das regiões Norte e Nordeste vai poder ver esse espetáculo.
No Brasil, a visualização da Chuva de Meteoros Perseidas é favorável a partir das 22h e 23:45h, segundo informações do Portal NE10.
Para poder ter uma ótima experiência, é recomendado procurar um local com pouca iluminação e evitar lugares com obstáculos ou prédios.
Outra coisa importante de se destacar, é sobre luzes de celular e outros dispositivos, que podem atrapalhar a visualização.
Ao contrário do ano de 2022, este ano Lua não será um problema para visualizar a Chuva de Meteoros, pois o satélite estará na fase da metade minguante.